Blog de Alcides Santos

asantosfilho@gmail.com

segunda-feira, julho 10, 2023

10 DE JULHO - DIA DA PIZZA NO BRASIL


A história desse prato é cheia de mistérios e controvérsias. Acredita-se que tudo começou há pelo menos 6 mil anos, com os egípcios e hebreus. Esses povos foram os primeiros a misturar farinha e água, fazendo algo semelhante ao pão sírio. Os turcos também se tornaram adeptos da mistura, porém com ingrediente variados, como iogurte e carne de carneiro, na hora de elaborar a cobertura. 

Da forma como conhecemos a pizza hoje, podemos entregar todos os méritos para os italianos. Durante as Cruzadas, o prato chegou por lá no porto de Nápoles. A princípio, passou a ser considerado como alimento dos pobres do sul do país e os ingredientes ficavam por conta do alho, queijo e peixes. No século XVI, os tomates foram apresentados à culinária européia, vindos da América. Foram, então, acrescentados a pizza por Dom Raffaele Espósito, o primeiro pizzaiolo da história, que decidiu homenagear as cores da bandeira italiana com a iguaria culinária. 

No Brasil, ela desembarcou junto com os imigrantes italianos, em São Paulo, e bairros como  Brás e Mooca viraram redutos de colônias. Até 1950, as pizzarias eram um ambiente restrito delas, nas famosas cantinas italianas. A partir daí, começou a ser disseminada em todo o país, seguindo particularidades e tradições culinárias de cada região brasileira.

Já o Dia da Pizza surgiu em 1985, graças a um concurso estadual que ocorria na cidade para escolher as melhores pizzas de marguerita e muçarela. O sucesso foi tamanho que o secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, decidiu: o dia do encerramento seria considerado o dia da pizza em todo território brasileiro.